sexta-feira, 2 de maio de 2008

Gosto pela Leitura

Desde que me conheço, leio graças à Fundação Calouste Gulbenkian. Quando eu tinha os meus 8 anos, vinha, uma vez por mês, uma carrinha itinerante a Vila das Aves. Eu devolvia os livros que já tinha lido e requisitava outros para de imediato me deixar envolver pela história e pelo enredo.
Mais tarde, no antigo edifício da Junta de Freguesia, nasceu uma pequena biblioteca, mas que, para mim, já era muito boa. A funcionária que lá estava, a Célinha, era muito simpática. Quando ela se aposentou, eu estive muitos anos sem a ver, até que, um dia, a encontrei na rua. Perguntei-lhe se ainda se lembrava de mim; respondeu-me que nunca se iria esquecer por causa de uma coisa que eu lhe tinha dito: que gostava muito de estar na biblioteca, pois cheirava sempre muito bem… cheirava a livros!
O gosto pela leitura nasceu-me de uma forma bastante original. Tendo origem numa família numerosa, cada um tinha tarefas a cumprir. Quando não eram cumpridas, íamos de castigo para uma cave, fria e húmida, só com um pequeno postigo para dar luz. Tínhamos de estar lá durante uma hora.
Eu não conseguia compreender, mas achava que o meu irmão, um pouco mais velho do que eu, fazia de propósito para ter um castigo e, mais do que isso, sentia-o feliz quando tal acontecia. Até que, um dia, descobri a razão… Nessa cave, ele tinha uns livros bem escondidos. Quando ia para o tal castigo, a hora que ele lá passava era uma hora de prazer para ele. Para eu não contar nada a ninguém, o meu irmão disse-me que me deixava ler um livro à minha escolha. E eu pensei: deve ser mesmo muito bom ler, pois ele não se importava de estar naquela cave fria e a cheirar a mofo só para poder ler… Foi assim que começou o meu interesse pela leitura e quanto mais lia mais queria ler. Fomos cúmplices um do outro até sermos descobertos pela minha mãe.
É importante encontrar o livro certo para se começar a gostar do acto da leitura. Eu tive a sorte de o encontrar… Foi um livro que, posteriormente, deu origem a uma banda desenhada e a um filme. O título desse livro é Heidi. Assim, desejo que já tenham encontrado ou encontrem o livro que vos desperte o gosto de ler.

Helena Alves ( Auxiliar A.A.)

Sem comentários: